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O Branded Content pede foco no comportamento do consumidor e uma nova forma de fazer comunicação que busca promover conversas e diálogos.

Marcia Ceschini

Branded Content: o foco são as pessoas

Se tivéssemos que resumir o nosso ChilliLab de novembro em uma frase seria a do título: branded content tem o foco nas pessoas.

Nosso projeto de conhecimento e reciclagem deste mês trouxe o Ms. Eduardo Soares, Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação do SENAC Ribeirão Preto, publicitário, jornalista, professor e vice-presidente da APP Ribeirão. Um dos cursos oferecidos na unidade SENAC é justamente o de Branded Content, essa unidade e a unidade Lapa Scipião são as únicas instituições até o momento a trazer esse curso como pós-graduação.

O que é branded content?

O conceito de branded content, segundo Patricia Weiis  – Diretora de Branded Content da Abril, Chairwoman BCMA South America, Consultora Estratégica de Branded Content & Entertainment e Produtora Executiva na ASAS.BR.COM : “É um território próprio de narrativas da marca, onde a marca é catalisadora de uma conversa com amplo significado, transfere e amplifica seu propósito e valores a partir do insight humano, daquilo que é realmente relevante para as pessoas. São histórias humanas que criam valor, baseadas no que é real e verdadeiro. Histórias sobre as pessoas, não sobre as marcas”.

Além disso, o Branded Content pede foco no comportamento do consumidor e uma nova forma de fazer comunicação que busca promover conversas e diálogos sobre assuntos que antes nem se pensava que marcas pudesse abordar como a representatividade, diversidade e a quebra de estereótipos.

Como criar branded content para sua marca

Não existe receita pronta. Cada marca tem uma persona, uma história e um propósito. Dentro disso tudo, deve-se de descobrir como abordar as pessoas que se conectam ou querem se conectar com essa marca.

É função do branded content criar histórias e experiências que façam com que seu público tenha sempre a sua marca ou sua empresa em mente. O foco não deve ser a venda, embora, a comunicação 360 da sua marca deva acontecer por outros meios e outras mídias, mas na comunicação digital, principalmente, ela deve ser única, direta e dialogar diretamente com a pessoa.

Para finalizar o entendimento e a diferenciação de branded content é só imaginar que quando você vê algo (uma ação ou comercial) que a marca não está apresentada diretamente nem é o foco, isso é branded content e a ação ou vídeo continuariam tranquilamente se a marca fosse retirada, como é o caso desse vídeo da marca de comida mexicana Chipotle. Ou, quem não se lembra da despedida da Kombi, cuja retirada do mercado teve uma mídia espontânea gigantesca, anúncio no jornal impresso e esse vídeo fantástico?

A Chilli360 já tem trabalhado neste conceito há muitos anos, principalmente porque o conceito e desenvolvimento de marca é um dos nossos carros-chefe. Quer ter uma comunicação com pulso no comportamento do consumidor e com resultados? Vem tomar um café aqui.

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