+55 (16) 3337.3043

O Locaweb Digital Conference, evento que inovou com novo tom e formato, foi focado em marketing digital, empreendedorismo, inovação e e-commerce.

Marcia Ceschini

Locaweb Digital Conference: um novo formato para um novo mercado

Logo de cara ao entrar para fazer sua inscrição no site, o evento Locaweb Digital Conference já dava o tom de como seria o evento: “Após 20 edições do Encontro Locaweb, com mais de 40 mil participantes ao longo desses anos, palestrantes que são referências no mercado, muita informação e conteúdo gerado, o evento ganha um novo tom e formato, focado em marketing digital, empreendedorismo, inovação e e-commerce.”

A participação da Chilli360, na presença da minha pessoinha (Marcia Ceschini), foi feita por meio de um convite-cortesia da palestrante, professora e consultora de marketing digital, Liliane Ferrari

 

Como foi o Locaweb Digital Conference

O evento foi no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, das 9h30 às 19h30. Conforme eles prometiam, foi realmente um evento diferente e inovador. Logo ao chegar, você fazia o credenciamento e pegava um fone (que em princípio achei que teríamos um palestrante internacional surpresa), mas não, já era um sinal de quão diferente seria esse evento.

Ao entrar no hall de espera, todos se deparavam com um painel das palestras, que foram realizadas no quinto andar, e no sexto, alguns workshops focados em e-commerce, e-mail marketing, UX, negócios, entre outros assuntos.

A grande novidade é que todas as palestras do quinto andar, onde eu fiquei, aconteceram ao mesmo tempo, no mesmo palco, somente divididos por telões e canais no fone. Cada palestra com 45 minutos cravados.  Você escolhia o tema que desejava ouvir, e se tivesse sorte, conseguia um assento que estivesse de frente a esse palestrante. Como podem ver pela imagem na galeria, não houve parada para almoço, somente coffee break em intervalos para networking, mas você escolhia fazer sua pausa e almoçar, eu me virei com os salgados e procurei não perder as palestras que queria assistir, mesmo porque, a partir das 11h, as palestras começaram com atraso e isso atrasou o evento todo no final.

A palestra de abertura foi com o jornalista e economista Ricardo Amorim, que falou sobre como as mudanças impactam nosso mercado como um todo e como esse tempo de agir para mudar está ficando cada vez menor. Também fez um apanhado de como o cenário sócio-político impactou nas empresas. E como não poderia deixar de ser, mostrou que o momento de sair da curva e fazer algo de novo acontecer é inovar, e inovar rápido. Um dos exemplos que deu foi sobre as paleterias mexicanas.  A minha pesquisa mostrou que a designer Elysa Barranco foi a primeira  pessoa a investir nisso em 2011, ganhou muito dinheiro, e três anos o fenômeno se espalhou pelo Brasil. E Ricardo Amorim confirmou que só depois desse boom foi que outras pessoas buscaram investir no modelo de negócios que não se mostrou tão rentável, na sequência.

Outra palestra que me chamou a atenção foi em um workshop para mulheres , que por conta do atraso, acabou virando uma apresentação e painel sobre a ong Força Meninas, escola para empoderamento para meninas dos 6 aos 18 anos, que contou com a participação da Manuela Menotti, garota de 11 anos que fala sobre bitcoin e blockchain.

Em seguida fui para as palestras que estava mais aguardando:
O futuro da comunicação – e salve-se quem puder  – o Rafael Rez falou sobre os novos modelos de negócios, que na verdade é não ter modelo pronto, e se adequar a necessidade do cliente/mercado e que as agências devem se comportar como marcas.

10 tendências de marketing de influência para 2019, a Bia Granja, deu altos toques e direcionamento sobre esse, que é um dos mercados em maior expansão na social media, e que deve ser trabalhado com seriedade e estratégia. Pena que nesse novo formato de evento, ela não estava sozinha no palco e não pude filmar, mas o grande toque foi: esse mercado, aqui, no interior está só engatinhando e de forma que o mercado profissional já não tolera há uns dois anos.

Pinterest – a Liliane Ferrari deu uma verdadeira aula com dicas estratégicas de como o conteúdo autoral e o branded content podem fazer diferença para uma marca, seja ele em que segmento for. O Pinterest é o principal influenciador e potencial apoio para uma marca ter inspiração e gerar venda por meio de um conteúdo que, por enquanto no Brasil, é só orgânico, ou seja, não pago. Só para finalizar, deixo esses dados: Nos EUA é a 2º plataforma social que mais gera visitas para e-commerce, vende 126% mais do que o Facebook,  tem um ticket médio de compra de US$123,50 e dois bilhões de busca no mês.

Cadê o futuro que nos prometeram? Com esse tema provocativo, o Luli Radfahrer, fez uma análise de como nos tornamos o produto para a internet, e que, ao contrário do que pensamos, não somos nós que mudamos a comunicação, mas, sim (ele pontuou), que temos sido modelados e programados pelas tecnologias e as redes sociais, que em posse de todos os nossos dados e comportamentos que distribuímos gratuitamente pela nuvem, fazem com que fiquemos vivendo dentro da bolha, dando a ilusão de que estamos em um futuro. Louco, né?

Facebook Ads – assisti a palestra do Flávio Prado de Lima, uma das maiores autoridades em Facebook Ads, com várias dicas que complementaram o que já temos feito aqui, na Chilli360, mas com uma escala bem maior já que a verba mínima citada na palestra do Diego Santana, que também falou sobre o tema, era de R$ 800,00, uma realidade bem diferente para os pequenos e médios clientes do interior.

42SP – essa palestra me chamou atenção também, pois temos um modelo bem parecido e interessante já em atuação no interior, que é a Digital Innovation One, uma escola para formar profissionais de tecnologia, com cursos grátis e pagos, com programas e linguagens que o mercado precisa e que as faculdades não estão entregando, uma  iniciativa do Iglá Generoso.  Ou seja, esses dois profissionais já enxergaram que o mercado pede uma agilidade e um conhecimento que está aquém do que a graduação tem oferecido. A 42 é iniciativa do Xavier  Niel, um bilionário francês, que está abrindo um escritório em São Paulo ainda este ano.

Pra finalizar, ufaaa… a certeza de que nós, da Chilli360, estamos de olho e com o pulso nesse universo, me deixou feliz e mais feliz ainda de estar próxima de profissionais que admiro e trilham junto essa jornada rumo ao desconhecido que ainda é a tecnologia de comunicação. Em cada passo, em cada evento, em cada estudo a gente aprende um pouco mais. Bora sair da curva?