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A imagem não é só um fator que influencia durante decisão do público da Netflix. Ela é o fator preponderante, constituindo 82% do foco dos consumidores na hora de escolher ao que assistir.

Letícia de Oliveira

Netflix e sua influência minuciosa através de imagens

Não é novidade o quanto a Netflix se preocupa com o marketing de suas séries, afinal, ela não se tornou a empresa que é hoje vendendo apenas uma plataforma que mostra vídeos na sua tela. Desde sempre a Netflix procurou entender profundamente o comportamento de seus usuários. Eles sabem o que vemos, quando, onde, se desistimos no meio de um filme ou se vamos até o final e essas métricas são levadas em consideração a cada nova produção que é filmada.

É fato que a Netflix tem poucos segundos para capturar a atenção do usuário antes que ele desista e vá fazer outra coisa. Eles não querem que você passe muito tempo navegando e depois fique com o sentimento de que “não tem nada pra assistir”. A verdade é que tem, você só precisa ser cativado rapidamente pelas imagens e thumbnails da plataforma.

Em seu artigo “The power of a picture”, Nick Nelson, que é Global Manager da Netflix, explica que em 2014 ele conduziu um estudo que comprovou que a imagem não era só um fator que influenciava durante decisão do público. Ela é o fator preponderante, constituindo 82% do foco dos consumidores na hora de escolher ao que assistir. Outro dado interessante, é que cada pessoa leva em média 1.8 segundo para decidir se quer ver ou não determinado título.

Nick Nelson também revela que opta pelas melhores imagens de thumbnails por meio de uma extensa e automatizada série de testes A/B. Ele explica que de nada adianta encher uma imagem de pessoas e informações dispersas, pois, quanto mais personagens, menor a chance do usuário ter uma leve noção do que se trata aquela obra.

Vejamos o exemplo da série “Orange Is The New Black”. Com o passar da série, o número de pessoas na imagem diminui drasticamente, permanecendo apenas a protagonista. Os testes com três ou menos pessoas constataram ser bem mais efetivos nas outras temporadas.

É também muito comum ver thumbnails de personagens fazendo careta ou demonstrando emoções exageradas. Esse tipo de imagem também foi utilizada no teste A/B da Netflix e mostraram um engajamento muito maior do que rostos “normais”.

Na galeria de fotos, você pode conferir as imagens utilizadas na segunda temporada de “Unbreakable Kimmy Schmidt”. A imagem vencedora – aquela que gerou mais cliques – é representada pela seta verde.

Imagens são poderosas e elas nos influenciam mais do que imaginamos. Esses achados são os guias da Netflix, e eles tem o objetivo de nos fazer encontrar o que assistir de forma mais rápida e assertiva. O primeiro contato da maioria das pessoas com uma obra é visual, por isso a importância de causar impacto à primeira vista.

Enquanto alguns pensam que aquelas vitrines (os famosos “quadradinhos”) têm pouca importância, a Netflix sabe que essa é apenas uma pequena parte de um produto cada vez mais personalizado e singular.

 

 

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