+55 (16) 3337.3043

Que o vídeo dominou a internet, todo mundo já sabe. Mas para aquele conteúdo ser compartilhado por vários e gerar retorno para sua marca, é preciso mais do que uma simples mensagem. Por isso, separamos as tendências de vídeo marketing deste ano.

Thiago Pichinin

10 tendências de vídeo marketing para 2017: leia antes que sua marca fique para trás

O vídeo já não é mais exclusividade das telas de TV e cinema. É só você acessar qualquer coisa pela internet que, boom, salta um na sua cara. Se prende a atenção, aí já é outra coisa. Pra isso, só precisa de um detalhe que muitas marcas esquecem na hora de gerar conteúdo: relevância.

Então, meu amigo, se sua marca deseja bombar na internet com um vídeo bacana que gere milhões de views e dê resultado, é bom a sua mensagem ser muito interessante. E não só isso, é melhor profissionalizar o seu conteúdo. Mas se você acha melhor não investir em produção de vídeo, que isso não traz retorno e blá-blá-blá, dê uma lida nas 10 tendências de produção de vídeo marketing para 2017. Só um detalhe: não fazer vídeo ou não utilizá-lo em suas estratégias de comunicação, é ficar para trás.

1- Canais menores e segmentados crescerão em relevância

Investir em YouTubers famosos é inviável para muitas marcas. Assim, a tendência é que marcas menores procurem canais com menos inscritos, porém com um público-alvo segmentado, específico e engajado. Já existem estudos que apontam para os pequenos influenciadores. Um YouTuber local pode lhe gerar muito mais resultado pela proximidade que tem com o público da cidade e região, por exemplo.

2- Aumento da quantidade de canais segmentados

O número de canais especializados em um assunto ou tema em particular crescerá em 2017. Isso é muito bom, pois facilita a escolha da melhor audiência para cada tipo de produto ou serviço que deseja anunciar, além de obter bons resultados no ROI (Retorno sobre o Investimento).

3- Marcas menores criarão mais conteúdos

Marcas menores mergulharão de cabeça na produção de conteúdo próprio em vídeo para internet. Olha aí a oportunidade para você transformar um tutorial, editorial, curiosidade, depoimento ou outro tema em vídeo com a finalidade de captar novos clientes. Lembrando que a comunicação está mais cada vez mais humanizada e aquele vídeo feito em seu celular ou uma live na página pode permitir um alcance e um engajamento cada vez maior nas suas redes sociais.

4- Influenciadores digitais seguirão crescendo

Grandes marcas e as menores também estão descobrindo o potencial dos “influencers”, que são pessoas que testam e recomendam produtos em seus canais no YouTube. E conforme já dissemos anteriormente, olhe também para o influenciador local ou mais próximo de sua cidade.

5- Aumento de canais corporativos

Muitas marcas já entenderam a importância de ter um canal na internet e gerar conteúdo relevante. Assim, a tendência é ter um crescimento desses canais. Só que há ainda um problema: algumas marcas ainda esbarram na dificuldade de produzir conteúdo atrativo e que seja bacana de assistir. Ainda tem muita gente com cabeça de TV tentando fazer TV na internet. Não rola! L

6- YouTubers explorarão outras mídias além do YouTube

Os YouTubers avançarão para outras mídias além da internet. Espere para ver mais livros, filmes e cada vez mais presença off-line deles. Até em ações crossmedia, que muitos já estão fazendo.

7- Aumento no consumo de vídeos on-line

De acordo com uma pesquisa da Cisco Systems de 2015, a projeção é que 82% do tráfego da internet virá de vídeo até 2020. Ou seja, quase todo mundo on-line vai consumir mais vídeos. Isso significa que é uma ótima oportunidade para investir no seu.

8- Aumento na qualidade técnica dos vídeos

Já foi o tempo do vídeo amador, a audiência está exigindo cada vez mais produção profissionalizada de conteúdo. É preciso investir em um bom áudio, boa iluminação, boa captação de vídeo e uma edição mais profissional, sim. É a tendência do mercado, quem desconsiderar isso vai ficar para trás.

9- Vídeos em 360º e VR

Os vídeos em 360º e a VR (Realidade Virtual) crescerão em 2017. Essa tendência de vídeo chegou para ficar.

10- Produtores de conteúdo focarão cada vez mais no engajamento de seus fãs e seguidores

O foco para este ano está além dos views. As marcas buscarão engajar mais sua audiência para que seus seguidores interajam com o vídeo, absorvam o conteúdo e escolham o seu produto ou serviço na hora da compra.

E aí, sua empresa vai ficar para trás?

 

Fontes:

www.mediafast.com

www.business2community.com

Gambiacine