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Todos querem mudar, mas ter ousadia para as mudanças são para poucos. E quando a mudança é centralizada em tradição? Mudar sem mudar? Mudar em tempos de crise? O medo de perder o que já foi construído é gigantesco. Entenda que é aqui que entramos: criar marcas entendendo o propósito do seu negócio.

Tchelo Pereira

Marcas com propósitos: se reposicionar é preciso, mas a mudança deve ser estratégica

Na semana passada, nos estudos para melhorias das nossas ferramentas, me deparei com um material que caminha lado a lado com tudo que busco para minha vida pessoal, e, como nosso processo é humanizar as marcas conectando pessoas, foi um casamento de conteúdo: “Evidenciar as marcas dentro dos seus propósitos .”

A primeira coisa que você tem que entender é em qual estágio sua empresa está e para onde vai. Ela possui uma marca ou uma gestão de negócios definida e sua marca expressa tudo isso?

Se vc tem uma startup, vc sim, deve ter um logotipo. Nessa fase seu negócio ainda está no processo de testes, pivotar, mudar, girar, alterar, pivotar novamente, mudar de novo, … não adianta ter uma marca com propósito pois o seu negócio ainda não está definido. Mas, ela DEVE cumprir o seu papel de informar. Portanto vc tem um logotipo, ou seja, um “desenho representativo”. O mesmo conceito de “logotipo”, diferente de “marcas conceito” se emprega se sua empresa tem um “desenho” onde apenas remete ao seu negócio ou um sonho, sendo algo frio, sem alma, que tem o simples papel de informar seu negócio, não transmitindo seus ideais.

Mas se vc é empresário, não importa se é uma empresa dinossauro (tradicionalista) ou mesmo as chamadas camaleão (que se adequam rapidamente ao mercado); não importa se você é pequeno, grande, se está começando ou possui uma rede de franquias; se vc se considera empresário, seu negócio DEVE ter um propósito e sua marca deve caminhar perante a isso. Ter um propósito é saber o que vc deseja e para onde vai e seguir fielmente as estratégias de marca para que isso aconteça. Na verdade não é só uma marca, ela passa a ser uma assinatura de todo o processo da sua empresa.

Quando criamos as marcas fazemos uma imersão no seu dia-a-dia. Entendemos todo o processo e os ideais de seus gestores. Buscamos saber qual a missão, valores, ideal, o que deseja e o que quer. Se tudo isso está interligado com o processo e, principalmente, se está funcionando. Portanto, as “marcas com propósitos” devem aflorar tudo isso em todo momento, quando digo todo processo é desde o modo de atender o telefone, a decoração do seu PDV, o cheiro que sua empresa tem, o “volte sempre” que você deseja” ou mesmo, o feedback que você dá ao seu cliente. A padronização de todo seu material, a textura do papel de parede que está atras do seu caixa. Ter um propósito é saber como quer estar, se posicionar ou transmitir e ter a clareza de todos os porquês. Quando sua marca é reconhecida pelo seu cliente, ou seja, quando ele olha para sua marca e consegue enxergar todas essas virtudes, ela sim, é uma marca – diga-se um todo -, com propósito.

Opa! Ficou pensativo sobre sua “marca”? Legal, era isso que eu queria. Que vc entenda que sua marca – novamente digo, “o todo” – estão interligados e isso que diferencia-o da sua concorrência, diferencia uma marca joio (aquela que está semeada em sua plantação, mas não renderá uma colheita) das marcas trigo (entenda que existe o tempo do plantar e colher, replantar – reposicionar – e colher ainda mais). Sempre que estiver em dúvida, pense nisso. Olhe para sua marca ou peça para seu cliente olhar e pergunte “o que vc vê?”.

E é aí que entramos em cena, para te ajudar amparando-o no que vc precisa para auxiliar o seu negócio a prosperar. Fecho com um grande exemplo de uma marca com propósitos bem definidos e que todos conhecem: a Apple. A marca gira em torno de toda a personalidade de Steve Jobs, que dispensa apresentação.

Quer saber mais o que podemos fazer pela sua empresa? Liga pra gente e vamos marcar um cafezinho. Pra quem me conhece, sabe que não nego um café e um papo sobre como vc pode melhorar o seu negócio. Bóra?